sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mês da Consciência Negra


O mês de novembro se aproxima e as agendas das instituições educacionais e culturais começam a pipocar e apresentar aquela efervescência comum nos últimos anos: A Semana da Consciência Negra!
Por incrível que ainda pareça, encontramos diversas reações adversas a esse marco na história brasileira. O dia 20 de novembro não é só uma data de descanso e mais um feriado para nos afastarmos da extenuante jornada de trabalho a qual nos submetemos ao longo dos dias. Essa data foi uma conquista para repormos, ao menos em alguns aspectos, a figura de Zumbi dos Palmares na história, além de trazer à tona, uma longa jornada de luta política, teórica e cotidiana desenvolvida pelo "movimento negro", por intelectuais e pelo povo preto buscando a emancipação dos pretos nesse país.
Essa mensagem é só o prenúncio da jornada que estamos preparando aqui no CEU Lajeado. Óbvio que não pretendemos "cumprir tabela" com atividades culturais voltadas para a temática negra no mês que se aproxima, nosso objetivo é maior... bem maior...
Em breve aprofundaremos essa conversa.
Para refletir:

2 comentários: