sexta-feira, 9 de maio de 2014

50 Anos do Golpe Militar - CEU Jambeiro, 10/04/2014






O CEU Lajeado está desenvolvendo uma série de atividades acerca dos 50 anos do Golpe Militar que instituiu a Ditadura Militar no Brasil. Dentre as atividades realizadas, destacamos o encontro com Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, dia 10 deabril de 2014 no CEU Jambeiro. O público desse evento constituiu-se, majoritariamente, de profissionais da Educação da Diretoria Regional de Ensino de Guaianases e Itaquera, além do público em geral.
O encontro abordou o regime ditatorial e a violação dos Direitos Humanos como condição fundamental para sua existência e manutenção enquanto regime político. Repressão, supressão do direito de greve, prisões, assassinatos e desaparecimentos de opositores, censura e não só a manutenção, mas o aprofundamento das desigualdades entre a elite e os trabalhadores, como conseqüência das políticas econômicas e do arrocho salarial.
Buscar a compreensão do passado recente em que a Democracia e os Direitos Humanos foram tão atacados, faz parte de um processo de apreensão crítica da história a fim de consolidá-los em nossa sociedade. A educação com a propositura de fortalecimento de ideais democráticos e da valorização dos Direitos Humanos deve trazer à tona, de forma crítica, as manifestações antidemocráticas, analisá-las e compreendê-las para que seu fantasma seja devidamente reconhecido em meio aos vários espectros que nos rondam.

50 anos do Golpe Militar